SHITO-RYU - KOFUKAN  

Bem-vindo ao site do Karate Clube de  Faro


Menu
Foto do mês

Vídeos

Apoios
 Perguntas Frequentes

O que é Karate...?
As origens do Karate... ?
O Karate Moderno... ?

O Karate como desporto... ?
Benefícios da prática correcta do karate ... ?
As competições... ?


O que é Karate?

Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". Isto porque um Karateka (praticante de Karate) utiliza, durante sua prática suas armas naturais, como: visão, mãos, braços, corpo, pés, e cérebro.
É uma arte altamente científica, que faz o mais eficaz uso de todas as partes do corpo com finalidades defensivas. O objectivo maior do Karate é o aperfeiçoamento do carácter de seus praticantes, disciplinando o corpo e a mente através de treinos árduos.
Além de ser um excelente meio de defesa pessoal, o Karate constitui uma forma ideal de exercício. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação e o reflexo, e é indicado para efeitos de valor terapêutico.


Voltar ao cimo da página


As origens do Karate... ?

O combate desarmado nasceu desde muito antes do que a própria história que se tenha conhecimento, por isso as origens mais antigas da arte são pouco definidas, escondidas frequentemente no folclore de uma variedade de culturas de todo o mundo. Várias formas de combate desarmado foram praticadas na Índia, na China, Formosa e Okinawa, ao sul do Japão. Em Okinawa, a luta de "mãos vazias", em um certo momento, era praticada em segredo por causa da influência dos senhores feudais japoneses que tinham conquistado a ilha, e por isso, proibiam que seus subordinados utilizassem armas. Este acto de proibição das armas fez com que muitos dos povos começassem a praticar formas de combate desarmado em segredo. A partir daí, nascia a arte marcial Karate.

Voltar ao cimo da página


O Karate Moderno... ?

O Karate moderno data do tempo em que o mestre Gichin Funakoshi (então cabeça da Sociedade das Artes Marciais de Okinawa) foi solicitado em Maio 1922 pelo Ministério da Educação do Japão para ministrar aulas de Karate em Tóquio. A nova e entusiástica arte foi recebida e introduzida em várias universidades, o que fez com que nascesse a raiz e começasse a florescer o Karate Moderno.
Por ter sido praticado secretamente no passado, o Karate formou um grande número de estilos (ou escolas) diferentes. Hoje há numerosos estilos no Japão e em todo o mundo, porém os mais influentes são: o Shotokan, o Goju-Ryu, o Shito-Ryu e o Wado-Ryu. A maioria dos principais estilos tem suas matrizes no Japão e filiais em outros países.

Voltar ao cimo da página


O Karate como desporto... ?

O Karate praticado nas competições desportivas constitui num jogo de reflexos que exige sincronismo, velocidade, técnica, estratégia, espírito desportivo e um controle admirável. Durante a competição, tudo se funde e embora demonstre golpes fortemente desferidos, estes devem ser, segundo as regras, justos e principalmente controlados.
Sendo muito emocionantes e para prestar-se atenção, as competições de Karate são consideradas pela maioria dos mestres como uma "obra a ser lapidada e não um objectivo final no desenvolvimento do Karateka".
O Karate espalhou-se por todo o mundo rapidamente, não somente entre a geração mais nova, constatado um crescente interesse das crianças, como um desporto, mas tornou-se também um meio popular de exercício para que homens e mulheres de meia-idade mantenham a forma e a saúde física e mental.


Voltar ao cimo da página


Benefícios da prática correcta do Karate  ... ?

Muitos são os benefícios que podem ser obtidos através da prática correcta do Karate-Do, e aqui passamos a enumerar alguns deles:
Manutenção da saúde e fortalecimento do físico.
Estímulo à coragem para enfrentar obstáculos.
Respeito aos outros, bons costumes em relação ao meio ambiente, equilíbrio, boa postura e respiração correcta, que são estimulados pelos rituais tradicionais.
Incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, etc.
Empenho e dedicação, exigindo o máximo do corpo e da mente, treinando com paciência e perseverança até fazer desses objectivos um hábito.
Estabilidade emocional. A situação de luta colabora eficazmente para sua conquista. Qualquer descontrole de emoções têm imediata repercussão no rendimento e na performance. Por isso é preciso dedicar-se com empenho, para conseguir a necessária serenidade.

Voltar ao cimo da página

As competições... ?

As competições de Karate dividem-se em duas modalidades: Kumite e Kata. Estes são como dois lados de uma moeda.
Kata é uma série sistematicamente organizada de técnicas ofensivas e defensivas, executadas em uma sequência. Nesta forma de competição, o oponente existe somente na visualização mental do concorrente.
No Kumite, dois oponentes enfrentam-se em uma luta. Cada um deve atacar e defender, tentando marcar pontos por meio de golpes apropriadamente colocados, num princípio onde se golpeia e retrocede. Desta forma, o Kumite pode ser considerado como uma aplicação dos fundamentos do Kata. Ambas modalidades podem ser competidas individualmente e em equipa.

Os KATAS constituem as técnicas fundamentais do Karate - defesas, golpes e esquivas são combinadas de uma maneira lógica no Kata.

A competição de Kata pode ser por equipa e/ou individual. Os campeonatos por equipas consistem em competições entre equipas com 3 pessoas. Cada equipe é exclusivamente formada por atletas masculinos, ou exclusivamente femininos.
O campeonato individual do Kata consiste no desempenho individual, divididos em categorias masculinas e femininas separadas. Os competidores deverão executar Katas
obrigatórios ("SHITEI") e de livre selecção ("TOKUI") durante a competição, de acordo com os estilos de Karate reconhecidos pelo WKF, baseados nas linhas de Goju-Ryu, Shito-Ryu, Shotokan e Wado-Ryu.

O KUMITE não constitui nenhuma pré-combinação de técnicas e são permitidos aos competidores fazer livremente uso de suas potências mentais, emocionais, físicas e técnicas.
Entretanto, os oponentes devem controlar estritamente seus golpes, golpeando e retrocedendo. A luta começa quando o árbitro central dá o sinal de início e para cada vez que o mesmo diga "YAME".

Há um número de divisões de peso na disputa da categoria KUMITE individual. O campeonato por equipa consiste em uma competição entre equipas com cinco pessoas ou conforme o regulamento, sempre em números ímpares. O resultado do combate é determinado pela obtenção de uma clara vantagem de oito pontos sobre o oponente, ou o que no final do combate, tenha obtido um maior número de pontos.
Actualmente, as competições consideradas oficiais são aquelas promovidas e/ou organizadas pela Federação Nacional de Karate – Portugal. Como competições internacionais, temos aqueles organizados pela Federação Mundial de Karate (WKF, World Karate Federation) e EKU (European Karatedo Union) que organizam o Campeonato Mundial e o Campeonato da Europa respectivamente.


Voltar ao cimo da página

Notícias

Campeonato Nacional
Infantis, Iniciados e Juvenis (27-05-2017)
Rodrigo Jesus -
2º Lugar - Kata Infantil
Tomás Machado-
1º Lugar - Kumite Iniciados -30Kg
Tomás Damião -
1º Lugar - Kumite Juvenis -45Kg
Vasco Melo -
1º Lugar - Kumite Juvenis -60Kg
Martim Sousa -
3º Lugar - Kata Juvenis

Campeonato Nacional Clubes
Kata Equipa Juvenis Nasc. -
1º Lugar
Kumite Equipa Juvenis Nasc. -
3º Lugar
Kumite Equipa Cadetes Fem. -
2º Lugar

Campeonato Nacional
Seniores e Sub 21 (04 e 05-03-2017)
David Fernandes -
3º Lugar - Kata Seniores
Mariana Belo -
2º Lugar - Kata Sub21
David Fernandes -
1º Lugar - Kumite Seniores
David Fernandes -
1º Lugar - Kata Sub 21
David Fernandes -
1º Lugar - Kumite Sub 21 -60Kg
Albino Sousa -
3º Lugar - Kumite Sub 21 -67Kg
Beatriz Guerreiro- 3º Lugar - Kumite Sub 21 +68Kg

Campeonato Nacional
Cadetes e Juniores (11-12-2016)
Catarina Rodrigues -
1º Lugar - Kumite Juniores -48kg
Diogo Sousa -
3º Lugar - Kumite Cadetes -52Kg
Alexandre Sequeira -
3º Lugar - Kumite Cadetes +70Kg


Próximos Eventos


Informações

Estão abertas as inscrições para a época 2017/2018

i



 

Copyright© 2000, Karate Clube de Faro  -  Web Design: Guliver Nunes  - Telefone: 914202499  -   Email: kcfaro@hotmail.com